quarta-feira, 20 de junho de 2007

capuchinha ou agião do méxico

Vulgo "Capuchinha", "Agrião do méxico", "chagas", "flor-do-sangue" com o nome científico "Tropaeolum majus". Da família das Tropaeoláceas é nativa do Peru, México, de onde foram trazidas para a Europa no sec. XVII, pelos navegadores espanhóis.
São consideradas como ervas daninhas.
Ricas em vitamina C, serviram para tratar o escurbuto (carência de vitamina C que atacava marinheiros).
No México as folhas e flores são utilizadas em saladas - o sabor é semelhante ao do agrião criado nos cursos de água -os caules das folhas em picles.
(Brasil) Sementes em conserva. As sementes da capuchinha são usadas no preparo de saborosas conservas. Para isso, devem ficar em água salgada por três dias, trocando a água todos os dias. Após essa fase, aqueça vinagre de vinho temperado com cebolinha, alho, pimenta, noz-moscada e raiz-forte picadinha. Coloque as sementes em vidros limpos e secos e encha-os com o vinagre bem quente, porém não fervente. Feche bem e espere um mês para usar. Depois de aberto, mantenha o frasco na geladeira.
Bibliografia: As Ervas do Sítio, Rosy L. Bornhausen

1 comentário:

Paula Raposo disse...

Olha que giro!! Abriste-me o apetite...obrigada por teres passado no meu poemasolto. Tenho outro que é http://flordelacos.blogspot.com porque como sabes eu ando sempre a fechar e a abrir blogs...lololol Beijos.